Províncias

Cela com mais energia

Manuel Tomás | Sumbe

A cidade da Cela, na província do Cuanza Sul, beneficia em breve de energia eléctrica produzida pela hidroeléctrica de Cambambe.

O trabalho de instalação de cabos a partir da estação da Gabela decorre a ritmo acelerado
Fotografia: Fernando Camilo

Os trabalhos de instalação de cabos, a partir da estação da Gabela, decorrem em ritmo acelerado.O projecto prevê a construção de uma nova linha de transporte de energia, numa distância de 150 quilómetros. Os trabalhos consistem na fixação da linha, escavação e colocação das bases, torres, cabos eléctricos e reparação das vias de acesso.
O  encarregado de obras, Gonçalves Ribeiro, garantiu que metade da linha que vai da estação da Gabela, passando por Condé ( Ebo), até à Cela, reúne excelentes condições, facto que está a facilitar as obras.
A energia eléctrica de Cambambe vai impulsionar o desenvolvimento social e económico da região, que possui um vasto parque agro-industrial, onde se destaca o Projecto Aldeia Nova e várias empresas que para o seu funcionamento utilizam  fontes alternativas (geradores), gastando valores avultados em combustível e lubrificantes.
Na província do Cuanza Sul apenas as sedes dos municípios do Sumbe, Porto Amboim, Gabela (Amboim) e Calulo (Libolo) beneficiam de energia eléctrica da hidroeléctrica de Cambambe. Consta no programa do Governo provincial a extensão da rede a todos os municípios, anunciou o governador Eusébio de Brito Teixeira, quando fazia a apresentação do plano energético da província do Cuanza Sul, até 2017.

Tempo

Multimédia