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Centenas de crianças inseridas no ensino

Uma nova escola do ensino primário, na comuna do Quicombo, município do Sumbe, província do Cuanza Sul, entra em funcionamento no próximo ano lectivo e vai absorver centenas de crianças em idade escolar.

Construção de salas de aulas resulta da aposta do Executivo de extensão da rede escolar
Fotografia: Kindala Manuel

A escola, inaugurada durante as festividades do Dia 11 de Novembro, que hoje se assinala, comporta seis salas, gabinete do director, sala de professores, área administrativa e outros compartimentos.
O administrador municipal do Sumbe, Américo Alves Sardinha, disse que a nova escola é resultado da aposta do Executivo em estender a rede escolar a todas as localidades da região, tendo exortado os pais e encarregados de educação a levarem os filhos à escola.
O Executivo vai continuar a trabalhar para melhorar das condições de vida da população, com a construção de diversas infra-estruturas.
Para o soba grande do Quicombo, Horácio da Silva, a escola vai permitir que muitas crianças possam frequentar as aulas e solicitou a continuidade na construção de infra-estruturas.
A escola vai acolher mais de 500 alunos em dois turnos. A comuna do Quicombo possui uma população estimada em 19.500 habitantes que se dedicam à pesca e agricultura.
/>Escolas Amigas

Directores de escolas do ensino primário do município do Libolo, província do Cuanza Sul, participaram em Calulo num seminário sobre Escola Amiga da Criança e na elaboração e aplicação de projectos educativos de escola.
O coordenador do seminário, Piedade Manuel, adiantou que o objectivo é capacitar os directores sobre a visão conceito de Escolas Amigas da Criança e melhoria da qualidade do ensino e ambiente escolar. Os directores de escolas são os principais impulsionadores deste projecto e por isso devem ser os agentes da aprendizagem junto da família, referiu o responsável.
Durante o seminário, de quatro dias, foram abordados temas relacionados com Escolas Amigas da Criança, projecto educativo da escola, elaboração do projecto educativo, responsabilidades dos grupos, análise da qualidade na escola, gestão escolar, participação activa dos alunos e comunidade.

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