Províncias

Centenas de jovens mais capacitados

Victor Pedro | Sumbe

Centenas de jovens dos municípios de Porto Amboim, Seles e Sumbe concluíram com sucesso um ciclo formativo de cinco dias em matérias de gestão de negócios, com vista a elevar os níveis de conhecimentos e potenciá-los com novas ferramentas para montarem o seu próprio negócio.

Acção formativa foi promovida pela Juventude e Desportos
Fotografia: Fernando Camilo | Edições Novembro | Sumbe

A acção formativa enquadra-se no programa lançado pelo Executivo virado para a juventude, denominado “Projovem”, uma iniciativa promovida pela Direcção Provincial da Juventude e Desportos, do Instituto Nacional de Apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas (INAPEM) e outros parceiros.
Durante o evento, os empreendedores discutiram temas relacionados com as “Metodologias para abrir uma empresa”, “O empreendedor e o empresário”, “Plano de negócios”, “Etapas para o desenvolvimento do plano de negócios”, “Como fazer uma gestão responsável dos recursos investidos”. A formação visou facilitar e preencher os requisitos exigidos nos diversos projectos dirigidos para a juventude, para  que as empresas estejam bem constituídas e certificadas pelas instituições indicadas para acompanhar a execução do “Projovem”, gizado pelo Estado e coordenado pelo Ministério da Juventude e Desportos.
Outro objectivo é garantir que as empresas visadas pelo INAPEM tenham impostos regularizados, experiência ou formação profissional no domínio do negócio, conhecimentos em gestão e evitar os créditos malparados ou dívidas na banca, assim como as formas de arrumação de documentos pessoais, cartão de contribuinte, registo da empresa, alvará comercial e documentos comprovativos de entrada. O director provincial da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Francisco Jamba, louvou o gesto da Direcção Provincial da Juventude e Desportos e seus parceiros, por ter levado a cabo a referida acção de capacitação de jovens.

Tempo

Multimédia