Províncias

Centro profissional tem centenas de alunos

Victor Pedro | Sumbe

O Centro de Formação Profissional Cuacra, Sumbe, inscreveu este ano lectivo, 1.088 jovens para frequentarem aulas de carpintaria e serralharia, além de outros cursos.

O curso de electricidade de baixa e alta tensão é um dos mais procurados pelos jovens no Centro de Formação Profissional do Sumbe
Fotografia: Jornal de Angola |

Durante a formação, com duração de nove meses, os alunos vão especializar-se nas áreas de alvenaria, electricidade de baixa e alta tensão, canalização, mecânica auto e frio, serralharia, carpintaria, informática, pastelaria, corte e costura.
O representante da Direcção Provincial da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Domingos João, considerou a formação técnica e profissional, como uma das preocupações do Executivo para com a juventude.
Domingos João solicitou aos formandos, formadores e à direcção do centro, empenho, espirito de colaboração recíproco e a observância da disciplina laboral para um melhor aproveitamento nas aulas.
Domingos João reconheceu as dificuldades de indole material, financeiras e em recursos humanos que o Centro Profissional do Cuacra enfrenta. Mas garantiu que todos os esforços estão em curso junto das estruturas superiores, para se inverter o quadro e serem ultrapassadas as dificuldades.
O país necessita de bons profissionais nacionais qualificados, para fazer face à procura”, disse Domingos João.
O chefe dos serviços provincias do Instituto Nacional do Emprego e Formação Profissional, Ambriz Kissube, lembrou que no ano passado, o Centro Profissional do Cuacra, colocou no mercado de emprego 1.552 jovens.
A província conta com dez centros e unidades de formação, localizados no Sumbe, Gabela (Amboim), Conda, Libolo (Calulo), Waku Kungo (Cela) e Quibala.
Para o projecto “Estamos Contigo” estão disponíveis  quatro oficinas móveis nos municípios do Seles que ministram cursos de pastelaria e culinária. Na Quibala são ministrados cursos de corte e costura. No município da Cela há uma oficina de carpintaria e outra de mecânica.

Tempo

Multimédia