Províncias

Comuna do Quicombo com novas pontes-cais

Manuel Tomás | sumbe

A comuna do Quicombo, no município do Sumbe, vai ter duas pontes-cais, uma das quais destinada a apoiar a pesca artesanal e outra para o escoamento do cimento da fábrica em construção na localidade do Quacra, anunciou o governador do Kwanza-Sul.

Pescadores artesanais melhor servidos
Fotografia: Jornal de Angola

Durante um encontro com a população, realizado quando efectuava uma visita à localidade, Eusébio Teixeira explicou as acções que o Governo está a desenvolver, nos domínios da Educação, Saúde, melhoria das vias de acesso à comuna e bairros periféricos, energia e águas. Ao dirigir-se aos responsáveis do comércio, aconselhou-os a criarem mecanismos que permitam o escoamento da banana, cebola e outros produtos agrícolas, para evitar a sua deterioração e contribuir para a diminuição das importações.
“O país não pode viver só de importações. Há produtos que os nossos camponeses cultivam e, por isso, as instituições ligadas ao comércio devem encontrar soluções para escoar os produtos agrícolas e colaborar no programa de combate à pobreza”, alertou o governador.
O soba grande do Quicombo, Horácio da Silva, pediu para serem melhoradas as vias rodoviárias, mais instrumentos de trabalho, em especial tractores, apetrechamento do posto médico, uma ambulância e mais técnicos de saúde.
Depois de aplaudir a construção das duas pontes, lamentou a acção de barcos de grande porte que pescam na localidade, arrastando redes e outros artefactos dos pescadores.
O governador reuniu-se com os pescadores artesanais e visitou a estação de captação de água do Rio Cubal, uma escola evolutiva com seis salas de aulas, a ser aberta em Novembro, centro de apoio à pesca artesanal e outras infra-estruturas sociais. Nesses encontros, Eusébio Teixeira garantiu soluções por parte das autoridades aos principais problemas apresentados.

Tempo

Multimédia