Províncias

Comuna tem centro médico

Casimiro José | Mussende

A comuna de São Lucas, municípipo de Mussende, Cuanza Sul, tem já centro médico, com 30 camas, construído ao abrigo do Programa de Investimentos Públicos (PIP) do Governo Provincial, cujas obras, concluídas se sete meses, estão orçadas em 117 milhões de kwanzas.

A inauguração da nova unidade sanitária responde às solicitações dos habitantes
Fotografia: Casimiro José | Mussende

O centro médico  tem seis enfermarias, dois consultórios para triagens, um de medicina geral e outro de pediatria, uma sala de partos, laboratório de análises clínicas e farmácia.
O governador provincial disse, na inauguração, que o centro médico responde aos pedidos que lhe foram feitos há dois anos, quando visitou a sede da comuna de São Lucas, e lembrou que o Executivo está atento às preocupações da população e procura resolver de imediato os problemas mais prementes.
Eusébio de Brito Teixeira disse esperar que unidade sanitária corresponda às expectativas da população e que preste uma assistência humanizada.
A construção de unidades sanitárias fora da sede da província e dos municípios, declarou o governador, constitui, é uma das apostas destinadas aproximar os serviços de assistência médica e medicamentosa à população.
O chefe do centro médico, Rodrigues Tchissanha, disse que unidade sanitária é importante, mas lembrou serem precisos mais técnicos para haver uma melhor assistência médica.
Rodrigues Tchissanha salientou que passou a haver mais um centro centro médico de referência, mas ser preciso admitir pessoal preparado para manusear o equipamento disponível.
As doenças mais frequentes na região são as diarreicas agudas e infecções respiratórias e da pele.

Tempo

Multimédia