Províncias

Concurso público para professores

Manuel Tomás | Sumbe

A direcção provincial da E­ducação, Ciência e Tecnologia do Kwanza-Sul vai promover brevemente um concurso público para a admissão, no próximo ano, de 322 novos quadros, para o preenchimento de lugares dos professores demitidos, transferidos, falecidos e reformados, revelou o responsável daquele sector.

Francisco Figueiredo Júnior disse ao Jornal de Angola que estão disponíveis  na província vagas para os professores de diversos escalões (auxiliares e diplomados) para o ensino primário e secundário.
“Portanto, estas são vagas disponíveis no sistema, de acordo com o fundo salarial existente”, disse o responsável, admitindo a necessidade da construção de mais de 80 escolas com sete salas cada, para permitir o ingresso de 50 mil crianças, actualmente fora do sistema normal de ensino.
Neste momento, a  província do Kwanza-Sul tem 8.744 professores, distribuídos pelo ensino primário, I e II ciclos, institutos médios, magistério e escolas de formação profissional.
Com a admissão de mais professores, o responsável garantiu que todas as localidades vão poder formar mais turmas. “Há toda necessidade de se construir mais escolas para permitir mais ingresso de crianças”, disse.

Tempo

Multimédia