Províncias

Consultas pré-natal em debate no Sumbe

Víctor Pedro | Sumbe

Técnicos de saúde dos 12 municípios da província do Cuanza Sul estão a aperfeiçoar, desde terça-feira, no Sumbe, conhecimentos sobre consultas pré-natal.

Técnicos de saúde em acção formativa
Fotografia: Victor Pedro | sumbe

A acção formativa, que decorre sob a responsabilidade da empresa de consultoria de gestão e administração em saúde (Consaúde), com financiamento da Agência Americana para o Desenvolvimento Internacional (Usaid), vai discutir e abordar vários temas relacionados com a recepção e exame da mulher grávida, consulta e objectivo pré-natal, patologias mais frequentes durante a gravidez, seguimento da grávida, conceito de malária simples e complicada, sinais e sintomas, tratamento e conduta técnica, diagnóstico diferencial da malária grave na gravidez e tratamento da malária na mulher grávida.
O director provincial da Saúde no Cuanza Sul, Abreu Undongo, considerou oportuna a realização da acção formativa, pois constitui prioridade do Executivo e do sector da Saúde diminuir os índices de mortalidade materno-infantil nos centros e instituições hospitalares da província e do país em geral.
Abreu Undongo realçou a importância de acções do género para assegurar a qualificação dos quadros do sector, aumentar o seu leque de conhecimentos, a fim de os mesmos melhorarem a sua actuação e oferecerem serviços de saúde de qualidade.
Para o responsável provincial da Saúde, é necessário que os quadros do sector estejam capacitados para poderem responder, de forma cabal, à sua nobre missão, que se circunscreve em salvar vidas, principalmente na época que se avizinha de calor, chuvas e mosquitos que trazem consigo o plasmodium, que causa o paludismo, considerado ainda o principal causador de morte materno-infantil.
Abreu Undongo exortou os participantes a empenharem-se durante os quatro dias de formação e a absorverem todos os conhecimentos necessários relacionados com as áreas de trabalho, para exercerem com zelo, profissionalismo, amor e dedicação a sua missão.

Tempo

Multimédia