Províncias

Cooperativa do Quicombo recebeu alfaias e tractor

Manuel Tomás | Sumbe

A Direcção Provincial da Agricultura e do Desenvolvimento Rural no Kwanza-Sul fez a entrega aos associados da Cooperativa Agrícola Coração do Quicombo, do município do Sumbe, de um tractor, alfaias e outros equipamentos, com vista a mecanizar a agricultura e aumentar os níveis de produção.

Tractor vai ajudar no trabalho do campo
Fotografia: Fernando Camilo

O director provincial da Agricultura, Isaías Nauela António, disse que o Executivo está empenhado em criar condições para apoiar os camponeses com o objectivo de aumentar a produção de bens alimentares, tendo em conta o programa de combate à pobreza.Os meios disponibilizados, precisou, vão ajudar no trabalho do campo para o aumento da produção interna. O tractor tem capacidade para desbravar mais de dez hectares por dia.
Além dos trabalhos ligados à preparação de terras da Cooperativa Coração do Quicombo, o tractor vai igualmente prestar serviços aos camponeses da região, a fim de gerar rendimentos para suportar as despesas com o pessoal e combustíveis.
O soba grande da comuna do Quicombo, Horácio Silva, responsável da cooperativa, ficou satisfeito com a doação dos meios, pois vai permitir aumentar os níveis de produção de banana, cebola, mandioca e outros produtos agrícolas.
A administradora municipal adjunta do Sumbe, Elsa Sara dos Santos Lialunga, visitou uma exposição de produtos agrícolas, na localidade da Huamba, também na comuna do Quicombo, e ofereceu às mulheres rurais arroz, fuba de milho, óleo alimentar, conservas de carne, peixe congelado, catanas, adubos e instrumentos agrícolas.
“O Executivo deseja criar condições para que as mulheres das zonas rurais tenham oportunidades para a sua inserção no processo de desenvolvimento local e do país. Pretendemos identificar e apoiar todas as iniciativas que concorrem para o resgate e fortalecimento da solidariedade social”, sustentou Elsa Sara dos Santos Lialunga.
A administração municipal do Sumbe vai nos próximos dias fornecer ferramentas agrícolas para o crescimento da produção agrícola na comuna.

Tempo

Multimédia