Províncias

Coordenadores de disciplina em acção formativa no Sumbe

Casimiro José | Sumbe

Os coordenadores da disciplina de literacia financeira das escolas do I e II ciclos do ensino secundário da província do Cuanza Sul participam, de 14 a 29 do corrente mês, numa acção formativa para serem dotados de ferramentas que os habilitem a formar os professores que leccionam a referida disciplina.

A formação faz parte do processo preparatório para a inserção dos conteúdos de literacia financeira nos currículos do ensino secundário e promover uma formação de qualidade para os professores das referidas disciplinas, atendendo às necessidades e orientações específicas de cada subsistema de ensino.
A disciplina de literacia, criada na base do protocolo assinado entre o Ministério das Finanças e o Banco Nacional de Angola (BNA), visa a promoção de capacidades fundamentais para a gestão das finanças pelas famílias, sobretudo pelos jovens. Na acção de abertura, o chefe de departamento de Inspecção Escolar da Direcção Provincial da Educação, Ciência e Tecnologia, Carlos de Sousa, afirmou que a complexidade financeira que o país vive está a criar enormes dificuldades às famílias, salientando que “a formação sobre literacia financeira junta-se aos esforços do Executivo que visam a mitigação dos efeitos negativas que a crise imputa às famílias.”
Acrescentou que a poupança no seio das famílias constitui um outro imperativo para estancar os males que resultam da falta de recursos financeiros nas perspectivas individual, familiar e comunitária.
“A literacia financeira é um instrumento que habilita as famílias, sobretudo os jovens, para o controlo de despesas, passando pela planificação correcta dos recursos disponíveis, face às necessidades de cada um”, disse.
A formação dos coordenadores da disciplina de literacia financeira,que conta com 40 participantes por ciclo, compreende três fases, sendo a primeira que arrancou quarta-feira, com a duração de três dias, a segunda que se realiza de 20 a 22 e a terceira fase a ter lugar entre os dias 27 e 29 do corrente mês.
O acto de abertura dos trabalhos contou com a participação de membros do Governo, directores de escolas do ensino normal e técnico profissional, responsáveis das instituições bancárias sedeadas na cidade do Sumbe e demais convidados.

Tempo

Multimédia