Províncias

Criadores de gado da vila do Cassongue sensibilizados a aderirem às campanhas

Casimiro José | Sumbe

Cassongue leva a cabo campanhas de sensibilização junto dos criadores de gado bovino e outras espécies, para aderirem às campanhas de vacinação, a fim de imunizarem os seus animais.

Região tem mais de 24 mil cabeças de gado
Fotografia: Francisco Bernardo

Cassongue leva a cabo campanhas de sensibilização junto dos criadores de gado bovino e outras espécies, para aderirem às campanhas de vacinação, a fim de imunizarem os seus animais.
Em declarações ao Jornal de Angola, o chefe de veterinária de Cassongue, Abel Chivutukua, afirmou que “as campanhas de sensibilização surgem pelo facto de muitos criadores furtarem-se a vacinar o seu gado, alegando que, após as vacinas, muitos animais morrem”.
Abel Chivutukua defendeu que o combate a esse preconceito passa pela sensibilização dos criadores, com o envolvimento dos técnicos veterinários, entidades sanitárias, autoridades tradicionais, administrativas e outras, que, directa ou indirectamente, possam influenciar, de forma positiva, para que se ponha cobro à situação.
“A fuga à vacinação do gado é perigo eminente nas comunidades e na região em geral, porque quando o gado é afectado termina por contagiar o próprio homem, através do consumo da carne ou devido ao convívio. Temos de encarar com seriedade a situação, para que as pessoas percebam que não são as vacinas que provocam a morte dos seus animais, mas sim as doenças que os animais contraem nos locais onde são adquiridos”, alertou.
O chefe de secção de veterinária disse, por outro lado, que as pessoas mais informadas devem dar exemplo, vacinando o seu gado.
Abel Chivutukua apelou no sentido de todos aderirem às campanhas de vacinação, para prevenir doenças e garantir a saúde pública na região.
De referir que as campanhas de sensibilização ocorreram na sede municipal, localidade de Cruzamento, comuna do Dumbi e vão estender-se a outras localidades da circunscrição municipal.
A população bovina no município de Cassongue é de cerca de 24 mil cabeças de gado, uma cifra considerada satisfatória para responder às necessidades de consumo de carne, bem como para o uso na tracção animal e transporte de mercadorias, através de carroças.

Tempo

Multimédia