Províncias

Crianças em Cassongue na festa das festas

Casimiro José | Cassongue

Crianças dos municípios de Cassongue, Sumbe, Porto Amboim, Quilenda, Cela e Mussende participaram numa festa antecipada de Natal promovida pelo Instituto Nacional da Criança (INAC), que contou com o apoio do Governo Provincial e da esposa do governador da província, Isaura Teixeira.

Crianças dos municípios do Kwanza-Sul participaram numa festa antecipada de Natal
Fotografia: Jornal de Angola

O objectivo foi oferecer a 1.500 crianças momentos de alegria, convívio e confraternização.Foram entoados cânticos religiosos das igrejas Católica, Evangélica Congregacional em Angola (IECA) e Bom Deus, seguindo-se um desfile de crianças com trajes representativos dos municípios participantes.
As crianças participaram em brincadeiras, representaram peças de teatro e no fim houve um lanche de confraternização.
Numa mensagem, foi pedida prioridade na agenda política e social, à atenção para com as crianças, sobre a garantia permanente dos seus direitos inalienáveis, como alimentação, vestuário, habitação, acesso ao ensino, cuidados
primários de saúde e a sua protecção contra as calamidades naturais.
“As crianças presentes pedem ao Executivo e ao Governo Provincial que na agenda política e social nos considerem uma prioridade para crescermos no seio de famílias fortes e saudáveis”, diz a mensagem.
Na sua intervenção, a madrinha do Natal, Isaura Teixeira, considerou a festa um momento agradável para os pais e “muito especial” para as crianças, porque ­permitiu cultivar o espírito de solidariedade e um ambiente de interacção e convívio fraternal. Isaura Teixeira acrescentou que o Natal das crianças propicia a convivência e permite que troquem experiências, hábitos e costumes tornando-as mais dinâmicas na escola.
A entrega de cadeiras de rodas às crianças com necessidades especiais, de brinquedos a todos e de prémios às crianças vencedoras dos concursos desportivos e culturais foram momentos marcantes do Natal antecipado das crianças.
O chefe dos serviços províncias do Instituto Nacional da Criança, David Domingos, saudou o gesto de Isaura Teixeira e classificou-o como uma oportunidade das crianças viverem momentos alegres e de confraternização. Recordou que o Natal da criança representa também  o   esforço do governo em cumprir os 11 compromissos que incidem na defesa e protecção das crianças. O Natal da criança foi antecedido de uma visita da vice-governadora para o sector politico e social, Maria de Lourdes Veiga, ao Hospital Municipal de Cassongue, onde entregou brinquedos às crianças ali internadas.
O Natal antecipado decorreu no parque infantil de Cassongue e contou com as presenças da Vice-Govermadora do Kwanza-Sul, para o sector político e social, Maria de Lourdes Veiga e de responsáveis das direcções provinciais de Educação,Assistência e Reinserção Social, do chefe dos serviços provinciais do Instituto Nacional da Criança, autoridades tradicionais, líderes religiosos e da sociedade civil.

Tempo

Multimédia