Províncias

Decorre apuramento para a fase nacional

Victor Pedro | Sumbe

Os 78 alunos da 6.ª, 9.ª e 11.ª classes de diversas instituições escolares dos 12 municípios do Cuanza Sul, indicados como os melhores da primeira etapa da oitava edição das Olimpíadas de Matemática, disputaram segunda-feira a fase inter-municipal, para o apuramento de seis lugares do concurso nacional.

Alunos do Cuanza-Sul demonstram os seus conhecimentos
Fotografia: Fernando Camilo| Edições Novembro|Sumbe


O concurso, em que o Cuanza Sul já ficou no primeiro e terceiro lugares nas edições de 2015 e 2016, respectivamente, envolve alunos de todos os níveis dos 11 aos 16 anos, no quadro de uma competição académica dirigida às escolas públicas e privadas.
A chefe de secção do ensino, Maria Bernardete Xavier, disse que o concurso é uma forma de distinguir os alunos destacados e com bom desempenho escolar nas actividades técnico-científicas, nos valores, atitudes éticas, talento e na excelência dos estudos.
Explicou que a iniciativa do concurso é do Ministério da Educação que, através da Direcção Nacional do Ensino Geral, trata da organização, realização e avaliação, e as direcções provinciais supervisionam a efectivação em todos os municípios.
Maria Xavier sublinhou que o objectivo é valorizar a importância do ensino da Matemática, motivar os alunos para o estudo da disciplina, ajudar a detectar jovens talentosos e com habilidades neste domínio, criar oportunidades para troca de experiências e melhorar a qualidade do ensino e aprendizagem da matéria e, assim, desenvolver os ramos científico e tecnológico.

Tempo

Multimédia