Províncias

Detectados novos casos de tuberculose

Carlos Bastos | Sumbe

Um total de 386 Novos casos de tuberculose foram notificados no Cuanza Sul, entre os meses de Janeiro e Julho deste ano, anunciaram ontem os serviços provinciais de saúde na região.

Um total de 386 Novos casos de tuberculose foram notificados no Cuanza Sul, entre os meses de Janeiro e Julho deste ano, anunciaram ontem os serviços provinciais de saúde na região.
Fotografia: Eduardo Pedro |

O supervisor provincial do programa de tuberculose, Antero Paulo, salientou que há 386 novos casos,  um aumento de 147, em relação a igual período do ano passado.
Antero Paulo disse que a maioria dos pacientes detectados com a doença foi submetida ao tratamento ambulatório. Os serviços provinciais de saúde controlam actualmente pacientes que também têm associada o vírus da Sida. Entre estes, estão muitos menores de 18 anos. A supervisão provincial registou igualmente 147 pacientes com tratamento completo e 13 mortes.
O supervisor garantiu que os pacientes internados continuam a beneficiar de três refeições ao dia à base de arroz, massa, peixe fresco, carne, leite e legumes. Antero Paulo revelou que o único dispensário de anti-tuberculose do Cuanza Sul realiza, em média, 15 exames de escarros por dia. Deste número entre cinco e dez são positivos.
Os serviços de saúde na província registaram igualmente muitos pacientes que abandonaram o tratamento. Quase metade dos casos registados tiveram esta atitude, enquanto 54 outros conseguiram a cura.
O supervisor referiu que o abandono do tratamento se deve ao tempo prolongado do tratamento, que vai de oito a 12 meses, agravado pelo facto de a maioria dos doentes
infectados pela doença residirem em localidades distantes da unidade sanitária e sem condições financeiras para suportar os gastos com as deslocações.

Tempo

Multimédia