Províncias

Diminuiu o número de casos positivos

Victor Pedro| Sumbe

Um total de 850 casos positivos de VIH/Sida, em 38.142 pessoas testadas durante este ano, foi diagnosticado pelas autoridades sanitárias da província do Cuanza Sul, revelou o supervisor do Programa de Controlo da doença.

Domingos Moreira, que fez saber que das pessoas testadas 16.082 são gestantes, 20.994 adultos e 1.066 crianças, referiu que 37.224 casos deram em resultados negativos e 68 foram situações indeterminadas.Em função disso, o supervisor adiantou que a taxa de incidência é de 2,2 por cento, numa altura em que 556 pacientes entraram em acompanhamento, sendo 100 gestantes e 431 adultos e crianças.
O responsável do Programa de Combate ao Sida avançou que do grupo 424 iniciaram o tratamento anti-retroviral. O número de casos da doença está a registar uma redução em todos os aspectos, em comparação com o ano transacto.A redução é fruto do esforço do Governo junto do sector da Saúde e dos seus parceiros sociais e do aumento de infra-estruturas sanitárias a fazer testes voluntários e serviços de prevenção.
A província tem 200 unidades sanitárias com o serviços de aconselhamento e testagem do vírus  e 13  com áreas de prevenção da transmissão vertical em gestantes e seguimento a crianças expostas.

Tempo

Multimédia