Províncias

Docentes do ISCED interagem com homólogos brasileiros

Victor Pedro | Sumbe

Docentes do Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED) no Cuanza-Sul, e homólogos universitários brasileiros participam, desde ontem, na cidade do Sumbe, no IV seminário de Formação de Professores, no quadro da troca de experiências entre o sector dos dois países.

Evento começou ontem no Sumbe e termina sexta-feira
Fotografia: Fernando Camilo | Edições Novembro | Sumbe

O evento que vai decorrer até sexta-feira, está reservado a abordagens da Língua Portuguesa, Literatura, Pedagogia, Ciências Biológicas, Matemática, História e Geografia.
Marinalva Barbosa, responsável da delegação de professores brasileiros, disse, na abertura dos trabalhos, que o encontro visa elevar a capacidade dos professores.
“Os docentes têm de estar preparados para despertar a consciência dos cidadãos de qualquer região do mundo”, disse. A docente brasileira sublinhou que a “educação deve ser trabalhada intencionalmente para humanizar o mundo, no meio de uma formação cultural e de classe. O certame visa ainda a criação de um sistema de educação autónomo. “Temos de mudar o pensamento ou concepção de que a educação é uma dádiva, é pois um desafio que se apresenta para o educador e o educando”, frisou.
A decana do ISCED, Amélia de Jesus Sakongo considerou oportuno a realização do certame de formação de professores dos dois países, pois “vai ao encontro dos grandes desafios que se afiguram no ensino superior”.
“Estamos preocupados com a baixa qualidade do ensino no ISCED do Cuanza- Sul. Acreditamos que este plano de formação contínua dos professores, quer internamente, quer externa, pode ajudar a mudar o quadro. Com este tipo de intercâmbio , podemos obter bons resultados no que toca a qualidade do ensino em Angola”, disse Amélia de Jesus Sakongo.
A delegação brasileira é composta por docentes das Universidades Geral do Triângulo Mineiro, Estadual do Centro Oeste, São Paulo, Tecnológica Federal de Paraná, Pará e a Estadual do Mato Grosso do Sul.

Tempo

Multimédia