Províncias

Electrificação das fazendas está para breve

A Empresa Nacional de Distribuição de Energia (ENDE) vai electrificar, em breve, as fazendas do município da Quibala, província do Cuanza-Sul, visando facilitar a actividade das unidades fabris agrárias na região.

Fotografia: Jaimagens | Ediçõs Novembro

O director provincial da ENDE, Rosário de Almeida,  afirmou que a montagem, ainda este ano, da subestação eléctrica de Dala Kaxibo, de 16 mw, vai permitir que as fazendas no município da Quibala possam beneficiar de energia.
Disse que a ENDE vai realizar nos próximos dias um levantamento do número de fazendas, que possam beneficiar da energia eléctrica. Acrescentou que, fruto desta nova realidade, os empresários agrícolas poderão instalar fábricas de processamento de massa tomate e sumos, entre outros produtos.
“A electrificação de Dala Kaxibo, 76 quilómetros a norte da vila da Quibala, já está a atrair os investidores para a comuna, o que vai garantir o desenvolvimento local”, sublinhou.
O governador provincial do Cuanza-Sul, Eusébio de Brito Teixeira, frisou que o fornecimento deste serviço abre boas perspectivas para os sectores agropecuários, industrial, turístico e hoteleiro.
O projecto de electrificação de Dala Kaxibo, a partir da barragem hidroeléctrica de Cambambe, também foi aplaudido pelo empresário Carlos Cunha, que disse ser um dos maiores ganhos para a agro-indústria.
Disse que as grandes fazendas já não terão gastos na compra de combustível para fazer funcionar as motobombas e outros meios para a produção agrícola.

Tempo

Multimédia