Províncias

Estabelecida cooperação para análise científica

Casimiro José / Sumbe

Um protocolo de cooperação visando a realização da investigação científica e cooperação institucional foi assinado, na cidade do Sumbe, província do Cuanza Sul, entre a Associação Nacional dos Inventores e Inovadores (A@II) e o Instituto Superior Politécnico do Cuanza Sul (ISP KS), numa perspectiva de valorização recíproca, através da investigação científica e prestação de serviços às comunidades.

Fotografia: Casimiro José| Sumbe | Edições Novembro

O protocolo assinado na presença do embaixador da Suécia em Angola, Lennart Larson  e pelo presidente da Associação Nacional dos Inventores e Inovadores, Bitombolkele Gomes, teve como subscritores o director provincial da associação, Lussoci Ngonga Francisco e o director geral do ISP K­S, Manuel  Spínola.
O protocolo de cooperação preconiza a valorização do conhecimento e a sua transferência para os agentes económicos  e sociais como motor de inovação e mudança, além de consistir na conservação e divulgação do património científico, cultural e artístico dos criadores.
No quadro do protocolo, cabe ao Instituto Superior Politécnico do Cuanza Sul  e a Associação Nacional dos Inventores e Inovadores, em
decorrência do seu conhecimento em enfermagem, contabilidade, gestão agrária, zootecnia, e agronomia, remeter aos subscritores a cooperação nos domínios da promoção do ensino.
Ainda nesta senda, o protocolo visa a formação e especialização técnico-científica dos inventores universitários e i­n­ven­tores/inovado-res no geral, a promoção da investigação científica e a divulgação de estudos, resultados de investigação e outros trabalhos, realização de feiras de invenção e inovação, seminários, cursos e visitas técnicas.
O protocolo contempla também a realização de contactos com organismos e associações congéneres, nacionais e estrangeiras, estimulando e desenvolvendo o intercâmbio entre especialistas, troca de documentação, informação técnica, uso dos serviços de biblioteca e de internet por parte do pessoal da A@II. O acordo assegura a gestão do mesmo pelas entidades signatárias.

Tempo

Multimédia