Províncias

Fábrica de tijolos emprega jovens

Casimiro José | Wako-kungo

A fábrica de tijolos Unicerâmica-EP, localizada na cidade de Wako Kungo, província do Kwanza-Sul, tem uma produção estimada em  mais de quatro mil tijolos por dia, quantidade que, segundo os seus responsáveis, satisfaz a procura na região.

A fábrica tem uma produção estimada em mais de quatro mil tijolos por dia
Fotografia: Casimiro José

A fábrica de tijolos Unicerâmica-EP, localizada na cidade de Wako Kungo, província do Kwanza-Sul, tem uma produção estimada em  mais de quatro mil tijolos por dia, quantidade que, segundo os seus responsáveis, satisfaz a procura na região.
Para garantir a produção,  a fábrica agora baptizada com o nome de Cruval - Materiais de Construção Lda, tem 47 trabalhadores, maioritariamente residentes na periferia da unidade fabril. A unidade fabril está equipada com equipamentos modernos que proporcionam o fabrico de um produto de qualidade.
Entre os equipamentos da fábrica constam  uma prensa, mesa de corte, três trituradores, dois amassadores e um forno para cozedura, sendo necessários quatro dias para o fabrico de cada remessa do produto.
O gerente da fábrica, Antonino Baptista, informou que são produzidos três tipos de tijolos com as dimensões de 30x20x9 com o custo de 62.92 Kwanzas cada, 30x20x15 que custam 82.28 Kwanzas a unidade, enquanto o tipo 30x20x20 custa 104.06 Kwanzas cada. As abobadilhas para as placas dos edifícios são feitas por encomenda, dada a pouca procura e cada unidade é vendida a 183.92 Kwanzas.
Quanto à matéria-prima, o gerente da Cruval-Materiais de Construção Lda. garantiu que a argila está a ser explorada na área de Kinzangue, próximo da unidade fabril, sublinhando que os moradores da localidade vão receber apoios da empresa, através da construção de escolas e de uma mini-fábrica para incentivar a “olaria” na comunidade, a fim de permitir gerar rendimentos.  A falta de acessórios de reposição no mercado local, é uma ameaça à empresa.
Antonino Baptista afirmou que a fábrica tem uma estratégia de funcionamento e está a identificar outros mercados para que a produção não esteja comprometida, assinalando que já foi feito um estudo de rentabilização da fábrica com aquisição de ventiladores. A fábrica Cruval-Materiais de Construção Lda. tem unidades de produção no WakoKungo, Porto Amboim, província do Kwanza-Sul, e Catete na província do Bengo.

Tempo

Multimédia