Províncias

Falta de chuva no Amboim coloca em risco as colheitas

Victor Pedro | Sumbe

A falta de chuva na província do Cuanza Sul está a preocupar os camponeses da região, porque pode comprometer as colheitas na primeira época agrícola deste ano.

Muitas culturas com risco de se estragarem
Fotografia: Paulo Mulaza

Segundo dados da repartição municipal do Amboim do Instituto de Desenvolvimento  Agrário, para a presente campanha agrícola foram preparados 13.l 91 hectares, com previsão de colher 12.l 27 toneladas de produtos do campo.
O documento do Instituto de Desenvolvimento Agrário refere que foram distribuídas sementes de milho e batata, além de fertilizantes, que beneficiaram 8.858 famílias camponesas, enquadradas em associações e cooperativas.
O agricultor Sabino Morais Quilembe disse que desde o final do ano passado que não chove e se a situação continuar assim, a primeira época agrícola está seriamente comprometida. O agricultor referiu que o milho está entre as culturas mais afectadas:
“As hortícolas, como repolho, pimento, cenoura e cebola, por serem produtos que precisam de rega e por serem produzidas em grandes quantidades nas margens dos rios e riachos, não estão tão afectadas com a falta de  chuvas”.  Sabino Quilembe afirmou que as culturas produzidas através do sistema de irrigação são onerosas, devido à subida do preço do combustível para o abastecimento das motobombas.

Tempo

Multimédia