Províncias

Formação pedagógica ganha corpo

Casimiro José | Sumbe

A formação pedagógica a nível da localidade do Cuacra, no Sumbe, ganhou novos quadros, com o encerramento dos cursos de capacitação pedagógica, nas vertentes inicial e contínua de formadores.

Professores estão cada vez mais preparados para enfrentar os desafios do sector
Fotografia: Fernando Camilo | Sumbe

A formação pedagógica a nível da localidade do Cuacra, no Sumbe, ganhou novos quadros, com o encerramento dos cursos de capacitação pedagógica, nas vertentes inicial e contínua de formadores.
O referido curso, que decorreu no centro de formação profissional do Cuacra, encerrou sábado, numa cerimónia que contou com representantes da administração municipal, da direcção provincial do Ministério da Administração Pública, Emprego e Segurança Social (MAPESS) e do Instituto Nacional do Emprego e Formação Profissional (INEFOP).
A formação pedagógica inicial teve início na segunda quinzena de Janeiro, com 37 participantes e a contínua teve início a 3 deste mês, com 24 formandos de diversas especialidades, num total de 61 participantes idos de centros e pavilhões de artes e ofícios públicos e privados da província.
Durante os cursos, foram ministradas matérias sobre simulação pedagógica inicial, formador e contexto, teoria e factores, processos de aprendizagem, relação pedagógica e definição e estruturação dos objectivos.
Foram ainda ministrados temas sobre métodos e técnicas pedagógicas, recursos didácticos, avaliação e simulação pedagógica.
A responsável provincial do INEFOP, Mariana dos Santos, referiu que a capacitação pedagógica representa uma ferramenta que permite elevar a capacidade dos formadores em saber fazer e, ao mesmo tempo, optimiza os resultados preconizados. Mariana dos Santos referiu que a formação contínua é, no âmbito social, um factor importante no aumento da capacidade produtiva e competitiva na actual conjuntura económica e social no país e no mundo.
Numa moção de agradecimento lida no acto, os formandos regozijaram-se com as ferramentas recebidas durante a formação e prometeram aplicar os conhecimentos nos centros em que estão colocados, para se encontrar a excelência nas futuras formações.

Tempo

Multimédia