Províncias

Fundo de Apoio Social lança projectos

Manuel Tomás | Sumbe

Administradores municipais e os seus adjuntos dos municípios do Sumbe, Porto Amboim, Ebo, Kilenda, Conda e Amboim, na província do Kwanza-Sul frequentaram um seminário promovido pela Direcção Provincial do Fundo de Apoio Social (FAS), sobre análise do planeamento estratégico municipal, no âmbito do reforço das capacidades institucionais do programa de desenvolvimento local. 

Vice-governadora reconheceu a necessidade da formação de quadros para dotá-los de conhecimentos a fim de melhor servirem as comunidades
Fotografia: Fernando Camilo

Os participantes abordaram temas como o perfil municipal, ambiente de desenvolvimento, perspectivas sobre o ambiente nas comunidades, principais factores que afectam o desenvolvimento na perspectiva individual e os métodos de redução da pobreza.
A vice-governadora para o sector político social, Maria de Lourdes Veiga, reconheceu a necessidade da formação de quadros para dotá-los de conhecimentos a fim de melhor servirem as comunidades.
O Fundo de Apoio Social (FAS), na qualidade de parceiro do Governo, foi chamado a contribuir na reabilitação e edificação de infra-estruturas sociais, como escolas e  unidades de saúde junto das comunidades.
O director provincial do Fundo de Apoio Social (FAS), Santinho Filipe Figueira, informou que o seu organismo desenvolveu, entre 1994 e 2012, 245 projectos, distribuídos pelos sectores da educação, saúde e construção de habitações para professores e enfermeiros. O Fundo de Apoio Social desembolsou 12,5 milhões de dólares, financiados pelo Banco Mundial, União Europeia e o Executivo. O director  da organização, Santinho Filipe Figueira, informou que este ano são executados dez projectos nos municípios da Conda, Amboim, Ebo, Kilenda e  Porto Amboim. O objectivo do seminário foi qualificar os quadros na vertente da capacidade institucional do programa de desenvolvimento.Participaram nas acções formativas administradores comunais, entidades religiosas, tradicionais e outros convidados.

Tempo

Multimédia