Províncias

Garantido empenho na defesa dos menores

Engrácia Camilo | Sumbe

O Governo do Kwanza-Sul continua empenhado na concretização dos 11 compromissos de protecção à criança, como premissa do garante do desenvolvimento da sociedade, no presente e no futuro, assegurou a vice-governadora da província.

Executivo traça políticas que garantem o desenvolvimento harmoniosa das crianças
Fotografia: Afonso Costa

Maria de Lourdes Veiga, que falava na sexta-feira, em antecipação ao Dia da Criança Africana, assinalado ontem, disse que as condições sociais básicas das crianças, a erradicação de doenças e outros males que afectam os menores, são prioridade do Governo Provincial.
“É  com esta consciência e compromisso que temos anualmente construído escolas, creches e postos de saúde, para que as crianças possam conviver em harmonia e felizes”, notou.  
O acto, que decorreu sob o lema “Eliminar as práticas sociais e culturais nefastas que afectam as crianças, nossa responsabilidade colectiva”, marcou também o lançamento da campanha de administração de Albendazol às crianças menores de cinco anos.
A vice-governadora aproveitou o momento e pediu aos pais, encarregados de educação, membros do Governo, organizações da sociedade
civil, para contribuírem para o êxito da campanha, à semelhança da poliomielite e outras doenças que afectam as crianças. />Maria de Lourdes Veiga lembrou o dia 16 de Junho como sendo uma data que remete todos os africanos a uma reflexão profunda, tendo em conta a acção brutal de que as crianças sul-africanas foram vítimas.
A responsável defendeu a necessidade de se traçarem políticas que possam garantir a liberdade e desenvolvimento harmonioso das crianças no presente e no futuro. A lei contra a violência doméstica não serve apenas para as mulheres, mas também para os membros da família, onde as crianças constituem a prioridade máxima do Estado, realçou.
 
Mensagem das crianças
 
“Almejamos uma África mais unida e próspera, onde as crianças possam encontrar felicidade, paz, harmonia e sem violência”, disse Eucinquia Matias, de 12 anos, em representação das crianças da província.
Na mensagem, reconheceu ainda os esforços do Governo Provincial na construção de infra-estruturas escolares, de centros materno-infantil e de espaços de lazer.

Tempo

Multimédia