Províncias

Governador ausculta as preocupações das populações do município do Seles

Casimiro José | Uko Seles

O micro crédito às associações e cooperativas de camponeses, água potável, ampliação do sistema de abastecimento de energia eléctrica e a reparação das estradas são algumas das principais necessidades do município do Seles.

Comunidades da província do Kwanza-Sul estão a ganhar nova imagem com a construção de vários empreendimentos ecnómicos e sociais
Fotografia: Casimiro José

O micro crédito às associações e cooperativas de camponeses, água potável, ampliação do sistema de abastecimento de energia eléctrica e a reparação das estradas são algumas das principais necessidades do município do Seles.
As preocupações foram apresentadas durante um encontro que o governador provincial do Kwanza-Sul, Eusébio de Brito Teixeira, manteve com o conselho de auscultação e concertação social do município do Seles.
 No encontro, o governador indicou que, dentre outras acções a desenvolver nos próximos cinco anos, destacam-se a expansão das redes sanitária e escolar, promoção de políticas de fomento agro-pecuário, para dinamizar a indústria transformadora, melhoria da rede de distribuição de energia para alavancar o desenvolvimento social e económico, bem como o registo das empresas agrícolas, para avaliar o seu funcionamento.
Outras acções apontadas pelo governador têm a ver com a reparação das estradas secundárias e terciárias, pontes e continuação da construção de habitações sociais em diversas localidades da província, para dar, sobretudo, resposta às dificuldades dos jovens. Eusébio de Brito Teixeira visitou no Seles as obras de construção dos 200 fogos habitacionais, uma escola de 12 salas e empreendimentos turísticos. As obras das casas sociais registam ligeiro atraso, tendo o governador apelado ao empreiteiro maior celeridade.
O governador Eusébio de Brito Teixeira esteve ainda na região da Catanda, adstrita à comuna da Botera, famosa por possuir uma fonte natural de água gaseificada, que aguarda investidor para a sua exploração, bem como outras potencialidades turísticas.

Objectivos das visitas

O governador está a trabalhar, há já alguns dias, nos 12 municípios, para se inteirar das principais dificuldades e abordar com as autoridades locais os respectivos programas de desenvolvimento.
Neste âmbito, as populações vulneráveis do conhecido bairro Aliwaio do Galo, arredores da sede do município do Seles, receberam no domingo 36 residências, construídas no âmbito do programa de fomento habitacional.
A entrega foi feita pelo vice-governador, António da Gama, que reafirmou o empenho do Governo na resolução dos problemas habitacionais, sobretudo os jovens.

Tempo

Multimédia