Províncias

Habitantes satisfeitos com as acções em curso

Casimiro José | Gabela

Os projectos sociais executados pela Administração Municipal, no quadro dos Programas Integrados de Desenvolvimento Rural e de Combate à Pobreza e dos Cuidados Primários de Saúde, neste ano, estão a mudar a vida dos habitantes locais, disse o administrador da circunscrição.

Francisco Mateus esclareceu que o sector social foi o que mais desenvolveu, sobretudo na expansão das redes escolar e sanitária, observando-se melhorais de acesso ao ensino primário e assistência médico-medicamentosa.
“A rede escolar e sanitária aumentou nos últimos tempos, como resultado dos projectos executados na periferia”, disse Francisco Mateus, apontando a construção de um posto de saúde e  uma residência para professores na localidade de Lapala e uma quadra polidesportiva na sede municipal do Amboim.
Na comuna do Assango foi instalado o sistema de energia solar na escola primária nº 354, além de terem sido reabilitados o posto da polícia na localidade na Boa Entrada e da secção municipal de investigação criminal. No âmbito do programa “Água para todos”, o administrador do Amboim referiu que foram construídos chafarizes, lavandarias, reabilitados os sistemas de distribuição de água potável, bem como foi feita a abertura de furos artesianos, nas localidades de Cacumbi, Candemba, Cacheco, Capundi, Sangué e Kicunda. O administrador ressaltou, igualmente, a reabilitação do mercado rural do Giraul, a aquisição de 20 computadores e respectivas impressoras, um gerador de 300 KW para a sede comunal do Assango e a implantação dos serviços de internet na administração municipal.
Para o próximo ano, prevê-se a reabilitação do mercado rural da Quissala, o sistema de regadio nos arredores da sede administrativa e vão ser adquiridas cozinhas e padarias comunitárias. Consta ainda implementação das infra-estruturas para conservação e armazenamento de produtos agrícolas comunitários.
O município do Amboim possui uma população estimada em mais de 208 mil habitantes, que vivem nas comunas sede, Assango, e nas áreas das Salinas, Honga e Boa Entrada (CADA).

Tempo

Multimédia