Províncias

Hospital da Gabela oferece melhores serviços sanitários

Casimiro José | Gabela

O Hospital Regional da Gabela, na província do Cuanza Sul, dispõe de um laboratório de análises clínicas. A unidade hospitalar pode, agora, realizar análises bioquímicas e outros testes, facilitando o atendimento aos pacientes, que eram obrigados a recorrer a outros estabelecimentos clínicos.

Além do laboratório, inaugurado pelo governador provincial do Cuanza Sul, Eusébio de Brito Teixeira, o hospital do município do Amboim dispõe agora de um banco de urgência, um consultório de psicologia clínica e um gabinete de aconselhamento e testagem voluntária.
Foi ainda inaugurado no dia 11  uma escola do I e II ciclos do ensino primário e secundário na comuna do Assango, a 25 quilómetros da sede do município do Amboim.
Com 12 salas de aula, laboratórios de Física, Química, Informática e Ciências Biológicas, a escola recebe 1.260 alunos em três turnos diários e custou aos cofres do Estado 160 milhões de kwanzas.
Para garantir as aulas no período nocturno, dispõe de painéis solares. Possui gabinetes, espaços verdes, cozinha, refeitório, posto de saúde, campo desportivo e um parque de estacionamento. O  governador apelou ao empenho dos professores e alunos na preservação da escola. Eusébio de Brito Teixeira garantiu, também, que o governo provincial vai continuar a melhorar o sistema de ensino.

Tempo

Multimédia