Províncias

Inaugurado um banco de sangue

Casimiro José | Gabela

O Hospital Regional do Amboim conta com um banco de sangue, construído de raiz, no quadro do programa dos cuidados primários de saúde, inaugurado pelo governador do Kwanza-Sul, Eusébio de Brito Teixeira.

Entrada em funcionamento do banco de sangue vai atenuar as carências que se faziam sentir
Fotografia: Casimiro José |Gabela

As obras duraram três meses e custaram aos cofres do Estado 12 milhões de kwanzas. O banco de sangue é constituído por salas de colheita, triagem, reanimação, de bioquímica, hemoterapia, laboratórios interno e externo, um armazém, dois WC e um lavatório.
O director administrativo do Hospital Regional do Amboim, Armando Fernando, considerou que, com a entrada em funcionamento do banco de sangue na unidade hospitalar, vão ser atenuadas as carências que se faziam sentir, principalmente para atender casos de urgência.
Armando Fernando salientou que no passado as intervenções que requeriam transfusões de sangue constituíam sérios embaraços por falta de stocks, atendendo à falta de um serviço especializado de conservação de sangue.
Com o novo banco de sangue, estão criadas as condições para serem feitas colheitas aos doadores voluntários, em condições mais seguras. Ainda no Hospital Regional do Amboim, o governador Eusébio de Brito Teixeira inaugurou uma incineradora para tratamento de lixo hospitalar, também adquirida no quadro do programa dos cuidados primários de saúde, e uma lavandaria que vai servir para  cuidar das roupas de cama e do pessoal internado.
No Hospital da Boa Entrada (antiga CADA), o governador Eusébio de Brito Teixeira inaugurou duas salas de isolamento para pacientes com doenças infecciosas, como tuberculose e lepra, com capacidade para 20 camas, reabilitadas em quatro meses e com um custo de 380 mil kwanzas. O governador provincial apelou aos responsáveis do Hospital Regional do Amboim mais cuidado no uso dos equipamentos dos empreendimentos inaugurados, para que sirvam as populações por muito tempo. No final procedeu à entrega das chaves de três ambulâncias, que vão apoiar os hospitais do Amboim, Boa Entrada e a comuna do Assango.

Tempo

Multimédia