Províncias

Janelas e portas fabricadas no Cuanza Sul

Victor Pedro | Sumbe

A cidade do Sumbe, no Cuanza Sul, registou, nos últimos tempos, um aumento de oficinas de caixilharia metálica, onde são confeccionadas janelas e portas, o que permitiu descer os preços, que antes rondavam os 100 mil kwanzas por unidade.

Surgimento de mais oficinas de caixilharia permitiu uma descida significativa dos preços
Fotografia: Victor Pedro | Sumbe

Com os surgimento de novas oficinas de caixilharia metálica as janelas e portas de vidro substituíram  as de madeira, o que permitiu o aumento da procura destes serviços. O mestre de caixilharia da marcenaria Jomba, Augusto Machado, faz este trabalho há dez anos e encontrou nesta actividade o seu sustento. Hoje é mestre e ensina a arte aos seus ajudantes. Explicou que com muita dedicação conseguiu aprender a profissão, por isso se tornou responsável da oficina.
Os preços praticados na sua oficina variam de acordo com as dimensões das janelas e portas. O preço médio é de17 mil kwanzas, quando antes eram cobrados  25 mil. A redução dos preços deve-se ao aumento de oficinas no município do Sumbe.
Uma das dificuldades que as oficinas de caixilharia encontram deve-se ao facto dos materiais utilizados na confecção das janelas e portas serem adquiridos em Luanda e Benguela, o que reduz a produtividade. O chefe da oficina Alumínio Mar Sol, Alfredo Cadumba, encontrou nesta actividade o seu ganha-pão. O segredo do negócio é confeccionar os produtos com qualidade e exactidão. Mas a entrega das encomendas aos clientes no prazo combinado é também uma exigência constante deste tipo de negócio.
Alfredo Cadumba trabalha há quatro anos na empresa Alumínio Mar Sol e os preços que são praticados, garante,  não diferem das outras oficinas de caixilharia, espalhadas pela cidade do Sumbe: variam entre os 20 mil e os 45 mil kwanzas. O mestre da oficina Alumínio Mar Sol diz que estes preços são muito mais baixos do que aqueles que eram praticados quando a caixilharia metálica era adquirida noutras províncias. A sua oficina deu trabalho a oito jovens. O município do Sumbe, capital da província do Cuanza Sul, tem seis oficinas de caixilharia metálica: Alumínio Mar Sol, PC Alumínio, KS Alumínio, OCF Alumínio, Caixilharia Jomba e uma oficina chinesa.

Tempo

Multimédia