Províncias

Jornalistas da TPA premiados

Manuel Tomás | Sumbe

O jornalista Hélder Pedro e o operador de câmara Bernardo Pedro, ambos da Televisão Pública de Angola (TPA), venceram a oitava edição do Prémio Kwanza-Sul de Jornalismo.

Jornalista Hélder Pedro exibe o prémio
Fotografia: Manuel Tomás | Sumbe

O jornalista Hélder Pedro e o operador de câmara Bernardo Pedro, ambos da Televisão Pública de Angola (TPA), venceram a oitava edição do Prémio Kwanza-Sul de Jornalismo.
Pela conquista do prémio, instituído pelo Governo Provincial do Kwanza-Sul, para distinguir a criatividade e a investigação jornalística, os profissionais receberam 500 mil kwanzas.
O júri, presidido por Joaquim Pedro, da Direcção Provincial da Comunicação Social, após uma análise dos trabalhos dos concorrentes, entre reportagens e outros géneros jornalísticos, decidiu atribuir o prémio aos jornalistas da TPA por uma reportagem intitulada “Água do rio Cambongo imprópria para consumo humano”.
Além de Hélder Pedro e Bernardo Pedro, o júri atribuiu menções honrosas aos jornalistas Afonso Paulino e Rodrigues Cangato, ambos da emissora provincial da Rádio Nacional de Angola, no valor de cem mil kwanzas. />Afonso Paulino foi premiado por um trabalho sobre a dimensão histórica, cultural e turística do Porto Conto, no município do Mussende, enquanto Afonso Paulino foi distinguido pelo empenho e dedicação demonstrada no tratamento de matérias jornalísticas sobre a realidade da província do Kwanza-Sul.O presidente do júri, Joaquim Pedro, propôs que, face ao dinamismo que os profissionais apresentam na busca de informações de consumo público, o governo faça uma alteração do valor global do Prémio Kwanza-Sul de Jornalismo.
Joaquim Pedro propôs igualmente a introdução de outras categorias para distinção e a nomeação de um novo júri, no sentido de garantir uma análise mais abrangente dos trabalhos a concorrerem nas próximas edições.
A edição 2012 do Prémio Kwanza-Sul de Jornalismo foi ganha por Casimiro José, repórter do Jornal de Angola.

Tempo

Multimédia