Províncias

Kwanza-Sul precisa de mais professores

Manuel Tomás | Sumbe

A direcção provincial do Kwanza-Sul da Educação, Ciência e Tecnologia vai brevemente promover um concurso público para a admissão de 322 novos quadros.

Para substituir os professores demitidos, transferidos, falecidos ou reformados entre o ano lectivo 2012 e o primeiro semestre do corrente ano.
O director provincial da Educação, Ciência e Tecnologia, Francisco António Júnior, disse ao Jornal de Angola que vão ser admitidos 61 professores do ensino primário auxiliar do sexto escalão, 60 professores do ensino primário diplomado do sexto escalão e 78 docentes do primeiro ciclo do ensino secundário diplomado do sexto escalão.
Existem igualmente 60 vagas para a admissão de professores do segundo ciclo do ensino secundário diplomado do oitavo escalão e 63 do segundo ciclo diplomado do sexto escalão.
Estas vagas estão disponíveis de acordo com o fundo salarial existente, mas, para colmatar as necessidades, o sector necessita de construir mais 80 escolas com sete salas cada, para a inclusão de mais de 51 mil crianças fora do sistema normal de ensino.
António Júnior disse que neste ano lectivo estão a frequentar aulas no ensino primário regular 329.420 alunos, dos quais 141.703 do sexo feminino, enquanto no ensino de adultos estão matriculados 42.301. As aulas são ministradas por 6.322 professores do ensino primário, 1.611 no primeiro ciclo, 21 no ensino especial, 135 no magistério primário, 47 no Instituto Médio Agrário, ao passo que no médio politécnico leccionam 29, na escola de formação técnica de saúde 22, Instituto Nacional de Petróleos 72 e nas escolas do segundo ciclo geral leccionam 407.
Em relação ao número de escolas, estão em funcionamento no ensino primário 244 escolas de construção definitiva e 233 de construção provisória, no primeiro ciclo 24, uma do ensino especial, uma na formação de professores do primeiro ciclo, no magistério primário uma escola, uma no instituto médio agrário, 14 do Puniv, o que perfaz 5.175 salas de aulas.

Tempo

Multimédia