Províncias

Magistério Primário entra em funcionamento

Uma escola do Magistério Primário entra em funcionamento no próximo ano lectivo na sede municipal da Quilenda, província do Cuanza Sul, anunciou o responsável do sector da Educação na região.

Implementação do magistério vai ajudar na melhoria da qualidade de ensino no município
Fotografia: Nicodemos Bernardo

Manuel Paulino considerou estratégica a visão do Governo Provincial em construir a escola, que vai possibilitar a formação de novos professores.
“Ainda nos debatemos com falta de professores no ensino primário e por isso recebemos com satisfação a entrada em funcionamento do Magistério Primário, virado essencialmente para a formação de professores do ensino primário”, disse.
O director da Educação informou que durante o ano lectivo 2014 no município da Quilenda foram matriculados 20.717 alunos da iniciação à 12 ª classe, resultando num crescimento de 1.418 novos estudantes, instruídos por 546 professores.
No município existem 41 escolas, sendo 40 do ensino primário e uma do I e II ciclo.

Crianças de Quipungo

No município de Quipungo, na Huíla, mais de cinco mil alunos de oito escolas do I ciclo beneficiaram em 2014 do programa de Merenda Escolar.
“A merenda escolar contribui para a melhoria da qualidade de aprendizagem, porque ainda há dificuldades de alimentação nas nossas comunidades, sobretudo quanto à primeira refeição”, disse o director municipal da Educação, Ciência e Tecnologia de Quipungo, Manuel Amadeu.
As escolas de Sendy, Camutonthola, Dongua, Sagrada Esperança, Mavinda II,  Vinthiava, Mãe-mãe e Vitengue foram as beneficiadas pela primeira vez e espera-se que outras sejam abrangidas este ano.

Dados preliminares

O município de Quipungo possui uma população estimada em 146.914 habitantes, de acordo com dados preliminares do último Censo realizado em Maio de 2014. Cerca de duas mil crianças matriculadas em dez escolas primárias durante o ano lectivo 2014, no município do Quitexe, beneficiaram de merenda escolar, informou o administrador municipal.
Salvador Bernardo disse à Angop terem sido entregues mais de 11 mil merendas e lembrou que durante o ano foram matriculados 10.732 alunos nos diferentes níveis do ensino e aprendizagem no município, contra nove mil alunos em 2013, assegurados por 609 professores.  
Na sede da comuna de Vista Alegre, no município do Quitexe, está em construção uma escola e outras três em igual número de bairros do município.

Tempo

Multimédia