Províncias

Mais casas são construídas na Conda

Casimiro José| Conda

Cerca de 20 casas evolutivas, em fase conclusiva, estão a ser erguidas, na comuna do Cunjo, município da Conda, anunciou no sábado o administrador comunal. César Dinis referiu que as autoridades municipais também estão a levar a cabo a construção de uma escola do ensino primário, com quatro salas, e um posto de saúde, com capacidade para 15 camas, no bairro Limba.

Novas casas em construção conferem maior dignidade à comuna do Cunjo no Kwanza-Sul
Fotografia: Casimiro José|Waco Kungo

Falta agora construir alojamentos para os quadros e instalações para a administração municipal, cuja falta está, de acordo com César Dinis, a afectar negativamente no desempenho dos funcionários do Estado.
Com as obras de terraplanagem da estrada, às quais se segue a asfaltagem, abrem-se novas perspectivas de desenvolvimento da comuna, também graças aos investimentos do sector privado da agro-pecuária, turismo e outros.
O programa “Água para Todos” está neste momento a ser desenvolvido a nível da sede comunal de Cunjo e nas comunidades de Dengue, Assango I e Honga.
A comuna possui cinco postos, com igual número de enfermeiros, quantidade insuficiente para ­responder às necessidades dos habitantes da região. Entre as patologias mais frequentes, destacam-se a malária, doenças diarreicas e respiratórias agudas, infecções urinárias e da pele.
No campo do ensino, o sector também enfrenta dificuldades, u­ma vez que a comuna dispõe apenas de uma escola de construção definitiva e outras quatro erguidas de forma provisória.
No presente ano lectivo, foram matriculados um total de 2.861 alunos, da iniciação ao primeiro ciclo, com aulas asseguradas por 73 professores.  Quanto aos desafios, o administrador comunal da Conda César Dinis referiu que está prevista a construção da sede administrativa, da residência protocolar e de outras infra-estruturas sociais.
A reabilitação de estradas secundárias e terciárias é outro desafio para as autoridades administrativas daquela parcela do Kwanza-Sul.
Com uma superfície de 585 quilómetros quadrados e 29 bairros, a comuna do Cunjo possui uma população estimada em cerca 17.455 habitantes.

Tempo

Multimédia