Províncias

Mais postos de saúde para a vila da Gabela

Manuel Tomás | Gabela

Um novo posto de saúde foi inaugurado no bairro da Quina, arredores da vila da Gabela, província do Kwanza- Sul, no âmbito do programa municipal integrado de desenvolvimento rural e combate à fome e à pobreza.

Expansão dos serviços nas comunidades pretende descongestionar o hospital central
Fotografia: Jornal de Angola

Um novo posto de saúde foi inaugurado no bairro da Quina, arredores da vila da Gabela, província do Kwanza- Sul, no âmbito do programa municipal integrado de desenvolvimento rural e combate à fome e à pobreza.
O empreendimento, erguido pela empresa Quissonhy em seis meses, orçou em mais de cinco milhões de kwanzas e beneficia directamente mais de 18 mil pessoas dos bairros do Mazungue, Merinda, Kapango e Terra Nova e arredores.
A comunidade do bairro Quitende, na Gabela, sede administrativa do município do Amboim, também passou a dispor de um novo posto de saúde, numa empreitada em que o governo empregou mais de seis milhões de kwanzas, para beneficiar 15.800 habitantes da periferia.
Os novos empreendimentos foram inaugurados pela vice-governadora para a esfera política e social, Fernanda Cabral.
No final do primeiro trimestre deste ano, foi erguido um centro pediátrico, com capacidade para 30 berçários e igual número de camas, distribuídas pelo banco de urgência e bloco operário, o que permitiu melhorar substancialmente o atendimento da população.
Anexo ao hospital regional do Amboim, o centro pediátrico custou 450 mil dólares e foi erguido no quadro do Programa de Investimentos Públicos. Duas médicas pediatras e 18 enfermeiros garantem a assistência à população.
O director clínico do hospital da Gabela, Armando Fernando, disse que, apesar disso, para o seu funcionamento normal necessita de pelo menos mais cinco médicos, tendo em conta a elevada afluência de pacientes com problemas de anemia, bronquite, paludismo, pneumonia e outras doenças.
O centro pediátrico está equipado com tecnologia de ponta e possui um banco de urgência, laboratório, bloco operatório, duas salas para doenças infecto-contagiosas, uma de nutrição e outra para re-hidratação.
Tem material para a realização de análises de gota espécie, hemoglobina, teste vidal, determinação de grupos e factores, hepatite e de VIH/SIDA.

Tempo

Multimédia