Províncias

Matemática e Português as mais difíceis para os alunos

Victor Sumbe | Sumbe

As disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa apresentam-se como as de maior dificuldade entre os estudantes que frequentam o ensino fundamental, que vai da primeira à sexta classe, enquadradas no sistema da reforma educativa.

As disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa apresentam-se como as de maior dificuldade entre os estudantes que frequentam o ensino fundamental, que vai da primeira à sexta classe, enquadradas no sistema da reforma educativa.
Essa constatação é fruto de uma pesquisa realizada por um grupo definalistas do curso de História do Instituto Superior de Ciências de Educação no Kwanza-Sul (ISCED), realizada há dias no Sumbe.“Em algumas escolas dos arredores do Sumbe verifica-se enorme deficiência das crianças nas diversas disciplinas, principalmente nas de matemática e língua portuguesa, após a entrada em vigor da reforma educativa”, refere a pesquisa.
Segundo o mesmo estudo, a falta de empenho que se regista da parte de crianças do ensino primário, inseridas no sistema de transição, que vai da primeira à sexta classe, enquadradas no sistema de reforma educativa, preocupa os finalistas do curso de História do ISCED naquela região.
Outra situação que também suscitou preocupação ao grupo de finalistas é o facto dos professores estarem sobrecarregados por leccionarem oito disciplinas. Segundo o estudante Olávio Calueio, as infra-estruturas escolares, as condições materiais e os recursos humanos disponíveis para o sector da Educação estão aquém da reforma educativa.
Domingos  Lisboa, outro estudante universitário, afirmou que a intenção do Executivo em reformar o ensino é boa, mas é necessário adequar o sistema à realidade do país.
“Temos  um ensinodificiente, diferente dos demais  paises, por isso é  importante revermos”.

Tempo

Multimédia