Províncias

Milhares de animais são vacinados

Victor Pedro | Sumbe

Um total de 126.800 cabeças de gado bovino e 26 mil animais de estimação são vacinados em Julho na província do Cuanza Sul, disse, ontem, no Sumbe, o chefe dos serviços veterinários.

Vacinação de animais
Fotografia: Jaimagens

Capitão Cabonde disse estarem criadas as condições para o início da campanha de vacinação e referiu estarem disponíveis até ao momento 30 mil doses de vacinas para os animais de estimação e 130 mil doses para o gado bovino.
O chefe dos serviços de veterinária  admitiu algumas dificuldades no sector, como  a falta de mangas de vacinação definitivas e comunitárias, além de viaturas para fazer a cobertura de todos municípios da província. “Não temos meios que nos possibilite a cobrir todas as comunidades, mas trabalhar com aquilo que nos foi posto à disposição”, salientou.
A falta de quadros e de infra-estruturas foram também referidas por Capitão Cabonde.
Em 2014, os serviços de veterinária  na província do Cuanza Sul, vacinaram 58.017 cabeças de gado bovino e 17. 245 animais de estimação. Foram mobilizadas 17 mil pessoas para apoiarem a vacinação.
Durante o primeiro trimestre deste ano a instituição registou 832 casos de mordeduras de cães, uma situação que preocupa as autoridades.

Tempo

Multimédia