Províncias

Milhares de adultos estão na alfabetização

Casimiro José| Cassongue

Cerca de 1.400 cidadãos de ambos os sexos ingressaram este ano no processo de alfabetização, no município de Cassongue, através dos módulos I, II e III, no quadro do programa de aceleração escolar em curso no país.

Programa de alfabetização e aceleração escolar está a ser muito concorrido na região
Fotografia: Jornal de Angola

Cerca de 1.400 cidadãos de ambos os sexos ingressaram este ano no processo de alfabetização, no município de Cassongue, através dos módulos I, II e III, no quadro do programa de aceleração escolar em curso no país. Em declarações ao Jornal de Angola, o responsável da alfabetização da secção municipal de Educação de Cassongue, Contino Castigo Savanha, revelou que o processo envolve 53 alfabetizadores, dos quais 22 para o módulo I e 31 para os módulos II e III.
Contino Savanha adiantou que as populações estão a aderir em massa e a grande contrariedade é a falta de espaços, principalmente no meio rural. Para alterar o quadro, referiu, está em carteira, para o próximo ano, a construção de jangos comunitários, para facilitar a inclusão de mais cidadãos no processo de alfabetização.
O responsável considera de positivo o envolvimento das autoridades administrativas, religiosas e da sociedade civil, no apoio, do ponto de vista moral e material, que, segundo ele, “registou melhorias significativas e apresenta indicadores promissores”. Contino Savanha convida todos a contribuírem para a erradicação do analfabetismo.

Tempo

Multimédia