Províncias

Milhares de animais foram vacinados contra sintomático

Um total de 63. 508 cabeças de gado bovino foi vacinado na província do Cuanza Sul, no primeiro trimestre deste ano, contra o carbúnculo hemático e sintomático, dermatite nodular e a peripneumonia contagiosa.

A Angop apurou que o número de gado vacinado espelha bem a adesão dos criadores, que consideraram ser fundamental vacinar os animais para evitar doenças.
 A exiguidade do material logístico e a falta de transporte e de técnicos foram apontadas pelos criadores como as principais dificuldades encontradas durante o processo de vacinação. A província do Cuanza Sul possui um efectivo de gado bovino de mais de 300 mil cabeças.

Toneladas de peixe


Cerca de 50 toneladas de peixe foram capturadas em rios, lagoas e lagos, no município da Cela, província do Cuanza Sul, pela cooperativa Banza Massango, durante o primeiro trimestre do ano em curso, mais 20 em relação a igual período do ano transacto.
O coordenador da cooperativa Banza Massango, Bota Silva, adiantou  que o peixe capturado está a servir para a dieta alimentar de muitas famílias nos municípios da Cela, Cassongue e Quibala
Disse existir muita procura local, facto que está a contribuir para o aumento da renda familiar dos associados. Na comuna de Quissanga Cungu, 40 famílias organizadas em cooperativas estão cadastradas.

Tempo

Multimédia