Províncias

Milhares de famílias com mais água potável

Manuel Tomás | Conda

Mais de cinco mil famílias da Conda, província do Kwanza-Sul, beneficiam de um novo sistema de captação, tratamento e abastecimento de água potável, lavandarias e chafarizes.

População deixa de percorrer longas distâncias em busca de água para o consumo
Fotografia: José Soares|Conda

Mais de cinco mil famílias da Conda, província do Kwanza-Sul, beneficiam de um novo sistema de captação, tratamento e abastecimento de água potável, lavandarias e chafarizes.
As infra estruturas custaram sete milhões de kwanzas e vão beneficiar as populações dos bairros da Cumbira, Valódia, Cangombe, Betel, Gunga, Huande e Cutomba.
O governador da província, Serafim do Prado, inaugurou, também, duas escolas primárias, com seis salas de aulas cada uma.
As duas escolas têm capacidade para albergar 900 alunos, em dois períodos lectivos.
O governador colocou a primeira pedra nas obras do Banco BIC e das futuras instalações do balcão BUE, que devem entrar em funcionamento antes do final do ano. O governador Serafim do Prado anunciou que o Executivo está a construir 200 habitações sociais em cada município do Kwanza-Sul e a melhorar as vias rodoviárias, edificar escolas e unidades sanitárias e outras infra-estruturas sociais.
Maria Nacandombe, 70 anos, moradora no bairro Huande, disse que terminou o sofrimento de percorrer longas distâncias à procura de água.
“A partir de agora, vamos passar a consumir água bem tratada e limpa. Peço aos moradores para conservarem bem este património público”, disse Maria Nacandombe.
Participaram da inauguração, o administrador do município, Fernando Fonseca, membros do Governo Provincial, autoridades eclesiásticas, tradicionais e convidados.

Tempo

Multimédia