Províncias

Milhares de jovens criam o seu negócio

Milhares de jovens, na província do Kwanza-Sul, já conseguem gerir o seu próprio negócio, graças à formação, desde pastelaria à gestão de empresas, que receberam no centro “São Francisco de Assis”, no Sumbe.

Técnicos formados num centro da província do Kwanza-Sul
Fotografia: Kindala Manuel

O Centro de Formação “São Francisco de Assis”, no Sumbe, já formou 3.374 profissionais, desde 2003, nas áreas da decoração, pastelaria, culinária, inglês, contabilidade empresarial e informatizada, administração de empresas, música, secretariado, relações públicas e gestão de empresas.
A informação foi prestada na quarta-feira, à Angop, pelo responsável do centro da Igreja Católica, Víctor Sabalo.
O responsável do centro de formação profissional “São Francisco de Assis” disse que a instituição está a contribuir para a “inserção dos jovens no mercado de emprego e a dar-lhes conhecimenttos para a criação de negócios próprios”.
Víctor Sabalo revelou que “temos em carteira, para o próximo ano, ampliar as instalações, criando mais salas de aulas, e abrirmos os cursos de língua francesa e hotelaria e turismo, como forma de diversificarmos a nossa oferta”, frisou. Os novos cursos previstos para o centro de formação profissional São Francisco de Assis são importantes para a província do Kwanza-Sul, porque tem potencialidades para desenvolver o turismo e no mercado há grande falta de pessoal especializado.
Com o curso de hoteleria e turismo, o centro de formação profissional “S. Francisco de Assis” vai permitir lançar no mercado jovens com capacidade para responder às carências do mercado em recursos humanos na indústria hoteleira e na área do Turismo.
A falta de material didáctico e de transportes  tem sido o maior problema da instituição. Víctor Sabalo apelou às distintas organizações públicas e privadas no sentido de prestarem alguma ajuda.
O Centro de Formação “São Francisco de Assis” foi fundado em 2003. Tem 11 salas de aulas e conta com 15 professores especializados.

Tempo

Multimédia