Províncias

Município do Sumbe tem novo cemitério com velório e capela

Carlos Bastos | Sumbe

O governador provincial do Kwanza-Sul, Serafim Maria do Prado, procedeu ontem à entrega do novo cemitério municipal à administração do Sumbe, empreendimento construído no âmbito do programa de investimento público.

O governador provincial do Kwanza-Sul, Serafim Maria do Prado, procedeu ontem à entrega do novo cemitério municipal à administração do Sumbe, empreendimento construído no âmbito do programa de investimento público.
Com um investimento de 80 milhões e 470 mil kwanzas, o cemitério ocupa uma área de 50 mil metros quadrados e alberga, além do sector administrativo, sala de velório, uma capela ecuménica, sala de estar, casa de banho e área de estacionamento de viaturas. O governador provincial, Serafim Maria do Prado, considerou estar ultrapassado o problema social que tem afligido os citadinos do Sumbe, tendo o público a possibilidade de sepultar agora os seus ente-queridos com maior dignidade.
“O acto que hoje tem lugar surge em resposta aos clamores da sociedade, face aos problemas vividos antes, em que enterrar um ente-querido constituía um sério embaraço, quer fosse do ponto de vista estrutural como de um lugar com dignidade”, reconheceu.
Serafim do Prado pediu aos munícipes para ajudarem os responsáveis na conservação de um bem que serve a geração presente e há-de servir as futuras gerações.
O administrador municipal do Sumbe, Sebastião Daniel Neto, afirmou ser uma honra para os munícipes usufruir do referido espaço para enterro condigno dos seus mais próximos. Referiu que o anterior cemitério não honrava os defuntos e muito menos propiciava um serviço de qualidade. A entrada em funcionamento do novo espaço vai suprir o vazio que se fazia sentir, afirmou.
Sebastião Daniel Neto fez saber que, “com a abertura do novo cemitério, os cemitérios secretos espalhados pela cidade do Sumbe têm os dias contados”.
O governante manifestou o interesse em recolher informações junto dos seus homólogos noutras partes do país sobre os critérios e as melhores formas de gestão dos cemitérios. O novo cemitério do Sumbe vai funcionar com coveiros permanentes, guardas, bem como empregadas de limpeza.
O novo cemitério está localizado a sudoeste da cidade do Sumbe, na estrada que dá acesso ao município do Seles.

Tempo

Multimédia