Províncias

Mussende festeja o aniversário com sinais de desenvolvimento

Casimiro José | Mussende

A administradora municipal de Mussende, Joaquina Gabriel, afirmou que os actuais níveis de desenvolvimento são fruto de intenso trabalho da administração e do governo da província do Kwanza-Sul que conta com o apoio das estruturas centrais.

Edifício do Palácio Municipal de Mussende foi construído de raiz à luz do programa do Governo
Fotografia: Casimiro José |

A administradora municipal de Mussende, Joaquina Gabriel, afirmou que os actuais níveis de desenvolvimento são fruto de intenso trabalho da administração e do governo da província do Kwanza-Sul que conta com o apoio das estruturas centrais.     
Joaquina Gabriel falava por ocasião do 47º aniversário da ascensão de Mussende à categoria de vila, em 13 de Dezembro de 1965. Na ocasião, a administradora fez uma retrospectiva sobre as acções desenvolvidas e em curso nos dez anos da conquista da paz, assinalando que muita coisa mudou no município.
“Decorridos longos anos de guerra, hoje temos o orgulho de desfrutar a paz, duramente conquistada, com realizações de vulto, respondendo os anseios das populações. Estamos a reabilitar estradas e pontes, escolas, hospitais e habitações sociais, para devolver a felicidade a povo”, frisou o responsável.
A administradora Joaquina Gabriel considerou a união e empenho dos governantes e governados, como a força motriz que permitiu, em tão pouco tempo, a realização de muitas obras sociais e económicas, cujo impacto é sentido por todos.
“Ninguém faz tudo sozinho e unidos podemos realizar os nossos sonhos e garantir a prosperidade às gerações vindouras”, disse. Quanto aos desafios do futuro, a administradora Joaquina Gabriel anunciou que o que está feito não traduz o fim das acções, antes pelo contrário, “estamos no princípio da empreitada”.
Joaquina Gabriel disse que “temos inaugurados muitos empreendimentos sociais com destaque para escolas, postos de saúde e outras obras estão em conclusão. Tudo isso, é para nós, o início da marcha, porque temos pela frente outras tarefas que podem dar resposta às preocupações que ainda vivemos, mas isso vai contar com a colaboração de todos, principalmente a juventude”.
Ainda em termos de obras, os habitantes do município de Mussende têm razões para sorrir, pois, em quase todos as localidades estão em execução projectos sociais. Os empreendimentos de vulto já em funcionamento são as  escolas e postos de saúde nas localidades do Gango, Cowa, Muhiriz, sede da comuna do Kienha.As obras de reabilitação da estrada, a partir da comuna de Cariango à sede do município de Mussende fazem renascer a esperança do desenvolvimento da região. Com a estrada concluída muitos investidores vão proporcionar bens e serviços aos habitantes. Apesar dessas obras, a administração de Mussende tem como perspectivas imediatas, acções viradas para a juventude, que vão desde a reabilitação do campo de futebol, negociação com os parceiros sociais para dinamizar as actividades desportivas e culturais, redobrar os esforços para com os sectores da saúde e da educação, visando criar  redes sanitárias e escolares que satisfaçam as populações do município.
Com uma superfície de 9.556 quilómetros quadrados, o município de Mussende tem uma população de 84.206 habitantes, distribuída pelas comunas sede, São Lucas e Kienha.   

Tempo

Multimédia