Províncias

Novas estratégias para o desenvolvimento

Casimiro José| Benfica

O desenvolvimento social, económico e cultural do Amboim dominou o encontro realizado sábado, no bairro Benfica, em Luanda, entre a Administração Municipal e amigos e naturais da circunscrição.

O encontro permitiu o reencontro de pessoas separadas há mais de três décadas e foi seguido de um almoço de confraternização
Fotografia: Casimiro José| Amboim

Mais de 300 pessoas, entre as quais empresários, traçaram estratégias para incentivar o desenvolvimento do município do Amboim.
Durante a reunião, que permitiu o reencontro de pessoas separadas há mais de 30 anos e foi seguida de um almoço de confraternização, foram estabelecidas plataformas que definem que, a partir do próximo dia 10, vão começar os contactos regulares entre a Administração Municipal do Amboim e os naturais e amigos da circunscrição, ligados a diversas sectores, que residem na capital do país, para a identificação de áreas de intervenção e captar investimentos nacionais e estrangeiros que podem impulsionar o desenvolvimento do município.
O encontro de reflexão debruçou-se sobre a realização de um outro mais alargado na Gabela, em Junho, por altura das comemorações da sua elevação à categoria de cidade, dia 7 do mesmo que vem.
O administrador municipal do Amboim, Francisco Mateus, visivelmente emocionado, caracterizou o encontro de uma excelente oportunidade para identificar os potenciais agentes que podem desenvolver o município, com acções mais direccionadas para os sectores vitais, como a educação, saúde e agricultura. “O encontro ultrapassou as expectativas, porque sentimos a vontade dos naturais e amigos, não só do Amboim mas do Cuanza Sul em geral, que ostentam um poderio económico e empresarial, de se juntarem aos esforços do Governo para melhorar as condições de vida das populações”, frisou. Carlos Alberto Lopes, ex-ministro das Finanças, considerou o encontro de reflexão uma oportunidade para a Administração Municipal e seus filhos identificarem as melhores vias para desenvolver o município, nos domínios social, económico e cultural. “Pessoalmente sinto-me regozijado por ter participado no encontro, porque, além do convívio fraternal, pudemos falar sobre  os caminhos a trilhar para alavancar o desenvolvimento do município do Amboim”, destacou.

Tempo

Multimédia