Províncias

Novos professores em acção formativa

Casimiro José| Sumbe

Um total de vinte e cinco professores do ensino primário, admitidos no último concurso público, no município do Sumbe, província do Cuanza Sul,  participam, de 12 a 16 do corrente mês, numa acção formativa, para se enquadrarem nas exigências requeridas ao processo de ensino e aprendizagem.

Fotografia: Fernando Camilo | Edições Novembro

Durante a acção formativa, promovida pela Repartição Municipal da Educação, vão ser ministradas matérias ligadas à planificação, manuais, horários, elementos fundamentais de um plano de aulas, objectivos e métodos, regras de formulação de objectivos e formas de classificação. O programa de formação contempla ainda matérias sobre definição de métodos e meios, classificação e selecção, relação entre os objectivos, avaliação das aprendizagens, relatórios descritivos e cadernetas.
Elaboração quinzenal de planos das disciplinas de língua portuguesa, matemática, estudo do meio, elaboração de planos diários e abordagem da Lei 17/16, Lei de Bases do sistema educativo em Angola, entre outras matérias fazem parte do programa de formação.
Na abertura dos trabalhos, o director municipal da Educação, Fonseca Rafael António, disse que a preparação dos professores constitui a peça fundamental de todas as reformas pedagógicas, salientando que, “sem a componente formativa adequada, será inútil organizar belos programas ou construir belas teorias para o sector da Educação.”

Tempo

Multimédia