Províncias

Painéis solares instalados no Cuanza Sul

Manuel Tomás | Sumbe

Perto de 60 mil famílias do município de Porto Amboim, Cuanza Sul, vão beneficiar de um projecto de instalação de sistemas de painéis solares.

O projecto está a ser desenvolvido pela Caritas diocesana, para proporcionar melhores condições de vida às comunidades, no âmbito do programa de combate à pobreza.
O director diocesano da Caritas no Cuanza Sul, Mariano Hungulo, explicou que o processo de instalação dos painéis foi antecedido de trabalhos de auscultação e sensibilização, para explicar às comunidades os objectivos para os quais o projecto está a ser realizado. Durante a guerra, a instituição assumiu o papel de parceira do Governo, tendo realizado várias acções de emergência em apoio às comunidades dos municípios do Amboim, Cassongue e Cela.
Relativamente aos projectos de segurança alimentar, foram construídas várias unidades sanitárias na periferia do Sumbe, Conda, Porto Amboim e Seles. Mariano Hungulo lembrou igualmente que em parceria com o Governo, a Caritas cooperou na reinserção e integração dos ex-militares das FAPLA e FALA, em actividades agro-pecuárias no município do Mussende e no Calussinga, província do Bié.
A Caritas está a apoiar um projecto agrícola, financiado pela diocese do Sumbe, no município de Cassongue, que dispõe de uma área de 2.100 hectares, 60 dos quais aproveitados para o cultivo de milho, feijão, hortícolas e fruticultura.
A produção agrícola vai para seminários, casas de formação e outras instituições da Igreja. O excedente vai ser comercializado para o auto-sustento do projecto, que beneficiou de um tractor doado pelo Governo Provincial.

Tempo

Multimédia