Províncias

Parteiras locais estão a melhorar os conhecimentos

Casimiro José| Cassongue

Parteiras tradicionais das distintas localidades do município de Cassongue, província do Kwanza-Sul, receberam formação sobre manuseio de equipamentos técnicos do sector. 

A directora nacional do Departamento de Apoio à Família do Ministério da Família e Promoção da Mulher (MINFAMU), Santa Ernesto, disse que a formação teve a duração de cinco dias, durante os quais 65 parteiras tradicionais a­prenderam matérias sobre hábitos e costumes nas áreas rurais, cuidados pré-parto e pós-parto.
Normas de uso de equipamentos de parto, cuidados com a alimentação, procedimentos de vacinação às gestantes e bebés recém-nascidos, assim como a importância do aleitamento materno no processo de crescimento das crianças foram ainda abordados.
Durante a sessão de encerramento, Santa Ernesto considerou que a formação de parteiras tradicionais afigura-se como a forma mais eficaz de prestarem as suas actividades com competência no meio rural. Ao fazer o balanço do ciclo de formação, considerou-o positivo, pelo empenho demonstrado pelas parteiras no debate das matérias. Santa Ernesto apelou às parteiras a empenharem-se mais no exercício da actividade, bem como a sensibilizarem as mulheres para o cumprimento das normas.

Tempo

Multimédia