Províncias

Plano de desenvolvimento é apresentado ao Governo

Casimiro José | Wako-Kungo

O plano de desenvolvimento da província do Kwanza-Sul contempla acções ligadas ao programa “Água para Todos” e à requalificação de redes urbanas. De acordo com um projecto elaborado pela empresa Intersismet, vocacionada à elaboração de projectos e consultoria, o plano contempla a construção de infra-estruturas e valoriza as centralidades habitacionais.

Contribuições das autoridades administrativas foram valiosas para a elaboração do plano
Fotografia: Casimiro José |Sumbe

O plano, a ser aplicado no período 2013/2017, foi apresentado segunda-feira, na cidade do Wako Kungo, município da Cela, aos membros do Governo da província.O esboço contempla ainda o desenvolvimento do sector da Educação e formação, reabilitação e inserção das habitações precárias em redes urbanas.
A administradora da Intersismet, Natália Ramos, considerou satisfatório o processo de recolha de dados pelos municípios da província, cujos trabalhos decorrem desde Abril.
Natália Ramos salientou que as contribuições das autoridades administrativas, tradicionais e agentes económicos dos municípios contribuíram significativamente para se elaborar um documento com conteúdo de maior alcance.
Natália Ramos disse que a apresentação do projecto consistiu na recolha de contribuições que possam enriquecer o plano, cuja apresentação do documento final está aprazada para a primeira quinzena de Junho.Natália Ramos afirmou que o plano contempla os aspectos relacionados com o desenvolvimento da economia, assente na especialização produtiva, desenvolvimento social e de proximidade, valorização turística, do território e dos recursos da província do Kwanza-Sul.
Sobre as vantagens que vão resultar da aplicação do plano, a administradora da empresa Intersismet apontou a diversidade de recursos primários com potencial económico, a qualidade de determinados produtos e a especialização de nível superior nos serviços de apoio ao sector petrolífero.
A sessão contou com as presenças do governador da província, Eusébio de Brito Teixeira, de vice-governadores e directores das instituições públicas sedeadas na província.

Tempo

Multimédia