Províncias

Produtores pedem incentivos para recuperação do sector

Cafeicultores do município do Amboim, província do Kwanza-Sul, defenderam a necessidade do Estado  criar incentivos para a reestruturação e recuperação da produção do café no país.

Cafeicultores do município do Amboim, província do Kwanza-Sul, defenderam a necessidade do Estado  criar incentivos para a reestruturação e recuperação da produção do café no país.
Durante a realização de uma feira do café na Gabela, Lucinda de Castro Cunha, proprietária da fazenda Gizela, disse existir vontade de recuperar a produção, mas adiantou ser necessário que o Estado crie políticas de financiamento para a cafeicultura. 
“Tenho 100 hectares, mas apenas trabalho em 50 hectares, com uma colheita média anual de cinco toneladas de café, assegurada por 178 trabalhadores”, esclareceu.
A fazendeira apontou as dificuldades financeiras como um entrave para a recuperação e desenvolvimento da cafeicultura. “Esta situação obriga-nos a recorrer às instituições financeiras, mas a contrapartida que pedem ultrapassa as nossas capacidades e assim retarda-se o relançamento da produção do café na região”, disse. />No passado, o café contribuiu em grande escala para o desenvolvimento da economia do país e, até mesmo, para o crescimento das cidades, esclareceu Lucinda de Castro Cunha. “Se o Estado apostar neste sector, acreditamos que os impostos resultantes da produção do café contribuirão para o crescimento económico do país”, admitiu.
O proprietário da fazenda Sagrada Esperança, Américo da Costa e Silva, defendeu a criação de um fundo de fomento da produção, para a concessão de crédito com juros bonificados e um prazo de reembolso mínimo de cinco anos.
“Temos sérios problemas com a produção, porque debatemo-nos com a falta de financiamento para sustentarmos a produção de café e estamos igualmente a apostar em outras culturas”, disse.
O fazendeiro pediu maior abertura dos bancos comerciais para o financiamento da actividade agrícola, de modo a possibilitar a compra de meios de produção, como tractores e outros instrumentos de trabalho.

Tempo

Multimédia