Províncias

Professores aperfeiçoam a pedagogia

Um total de 75 professores do ensino primário dos municípios do Sumbe, Amboim, Porto Amboim, Seles, Quibala, província do Kwanza-Sul, participa desde segunda-feira até sexta num seminário sobre escolas amigas da criança, promovida pela Direcção Provincial da Educação.

Modelos da escola amiga em análise
Fotografia: Jornal de Angola |

Os participantes estão a abordar questões relacionadas com a articulação do modelo de escola amiga da criança, reforma educativa, os 11 compromissos do Executivo para com a criança, princípios ou padrões dos indicadores de boas práticas nas escolas.
O chefe de departamento da Educação, Joaquim Jimbi, disse que a aposta da Direcção Provincial da Educação é transformar as escolas em pólo de atracção das famílias, uma vez que ela deve adaptar-se à criança e não ao contrário.
O seminário tem o objectivo de formar os professores sobre a visão e conceito de escolas amigas da criança, uso de monitorização da grelha e padrões indicadores, uso das ferramentas de autoavaliação nas escolas e melhorar a qualidade de ensino e do ambiente escolar.
Joaquim Jimbi afirmou que os professores devem ter ideias claras sobre o seu papel da escola na sociedade e estar conscientes da formação integral das crianças. Nesse sentido, pediu aos formandos para participarem activamente nos temas a serem abordados, para posteriormente transmitirem os conhecimentos adquiridos.
Participam no evento professores, coordenadores de classes, representantes das comissões de pais e encarregados de educação.

Tempo

Multimédia