Províncias

Programa de saneamento constrói latrinas

Victor Pedro | Sumbe

A Direcção Provincial do Urbanismo e Ambiente construiu 4.390 latrinas em várias localidades do Cuanza Sul, no âmbito do programa de saneamento básico liderado pelas comunidades e escolas, lançado em Abril do ano passado como experiencia piloto.

O assistente provincial do referido programa, Albino Chicale, disse ao Jornal de Angola que conta com o apoio da União Europeia e do Executivo.  O programa está em marcha, além do Cuanza Sul, nas províncias do Namibe, Benguela, Cuanza Norte, Uíge e Malanje, no âmbito dos ministérios da Saúde, Educação e da Família e Promoção da Mulher. Tem como objectivo prestar ajuda às comunidades rurais no combate às doenças, através da prevenção, com a construção de latrinas, a fim de eliminar o hábito de urinar e defecar ao ar livre.
Disse que visa também prestar uma melhor assistência às comunidades na educação e sensibilização sobre os cuidados a ter com o Ambiente, lavar bem as mãos, acabar com o lixo, charcos e outros focos de moscas e mosquitos nas comunidades.
De acordo com o assistente, após o lançamento e arranque do programa, foram seleccionados três municípios: Sumbe, Amboim e Quibala.
Anunciou que, fruto dos êxitos alcançados no decurso do programa, vão ser certificadas as comunas e aldeias onde as comunidades não defecam ao ar livre, como também está prevista a construção de um estaleiro sanitário no município do Sumbe. 

Tempo

Multimédia