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Protagonismo do professor alvo de debate

O professor deve ser o protagonista do ensino, por ser o agente da mudança de mentalidade dos alunos, com disciplina, metodologia, concepção humanista e didáctica de aprendizagem, afirmou na segunda-feira, no Sumbe, a professora do Instituto Superior de Ciências de Educação (ISCED), Arlinda da Conceição.

A docente, que intervinha numa palestra subordinada ao tema “O Professor como Pilar do Desenvolvimento das Sociedades”, salientou que ele deve procurar metodologias para que os alunos aprendem a despertar, investigar, desafiar e  contribuir, de modo a desenvolver a sua capacidade de raciocínio e posicionamento.
Na perspectiva de Arlinda da Conceição, é necessário ver com urgência o perfil do professor, uma vez que ele ensina o ser humano e tem uma interacção afectiva com os alunos.
É fundamental associar definitivamente o prestígio profissional à competência, neste processo de a­valiação, alertou a docente.
“O professor deve assumir um papel determinate e  activo ao ensinar e aprender, e o aluno adquirir, também, um papel activo ao aprender”, frisou.

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